O
Primeiro contato da criança com o lápis e o papel, ainda que pareça um ato
mecânico é a imitação do adulto. É experimentando traços aparentemente sem nexo
- as chamadas garatujas - que as crianças pequenas desenham na tentativa de
representar o que interpretam do mundo à sua volta. Nos primeiros anos de
escolaridade, é particularmente importante explorar sem amarras esse tipo de
produção. Muitas vezes, porém, os rabiscos não recebem a devida atenção dos
professores. Há certa ansiedade em direcionar o traço dos pequenos. A criança
faz rabiscos inicialmente sem atribuir sentido, posteriormente o investe de
significado de seu mundo imaginário. A partir deste momento, cada garatuja
passa a representar um universo e uma identidade pessoal e por isso é tão
importante.
PRÉ SILÁBICO
a) Nível 1 - Ela apresenta baixa diferenciação entre a grafia
de uma palavra e outra, por isso costuma escrever palavras de acordo com o
tamanho do que está representando. Seus traços são semelhantes entre si e,
muitas vezes, nem ela consegue identificar o que escreveu - leitura instável.
Algumas vezes, usa como estratégia o pareamento de desenhos com as palavras -
para poder ler com mais segurança -, o que também pode caracterizar certa
insegurança ao decidir que letras usar. Essa dificuldade acontece porque ela
ainda não compreendeu a função da escrita e ainda confunde a escrita com
desenhos.
b) Nível 2 - Embora já saiba que há uma quantidade mínima de caracteres e que seu emprego é necessário para a escrita, a criança ainda tenta criar diferenciações entre os grafismos produzidos, a partir do arranjo das letras que conhece (por poucas que sejam), mas sua escrita continua não analisável.
SILÁBICO ALFABÉTICO
Caracteriza-se pela correspondência
entre fonemas e grafias. Geralmente as crianças já conseguem ler e expressar
graficamente o que pensa ou fala. Compreende a logicidade da base alfabética da
escrita.
Exemplo: G + A = GA / T + O = TO , formando assim a palavra
GATO.
Nesse nível, têm a distinção de
letra e sílaba, palavra e frase. A
análise se aprimora e é possível a compreensão de que uma sílaba pode ter uma,
duas ou três letras, mas ainda se confunde, ou se esquece de algumas letras.
Muitas vezes centra sua escrita na sílaba, perdendo a noção do todo. Portanto o
trabalho com sílabas dá um apoio para a escrita e possibilita uma
conscientização do processo.
A análise se aprimora e é possível a compreensão de que uma sílaba pode ter uma, duas ou três letras.
A análise se aprimora e é possível a compreensão de que uma sílaba pode ter uma, duas ou três letras.
Segue alguns exemplos de crianças com
5 anos do 2º período, e 6 anos da fase introdutória de uma escola municipal.
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