MEU NOME É...
Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma
roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das
letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas
percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com
crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a
um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares).
Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos
alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem
não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os
desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os
alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer
uma lista de suas preferências.
QUEM É MEU PROFESSOR?
Organize
uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor. Divida-os em grupos e
solicite que elaborem questões como se fossem repórteres. Diga que as perguntas
podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde
mora, por exemplo. Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos
possam vê-lo bem para respondê-las. Avise que todos deverão trazer, no dia
seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam
atenção. Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita
e peça que as demais avaliem e complementem se necessário. Proponha essa
atividade depois de promover a apresentação e o reconhecimento do espaço físico
da escola (a seguir).
Recomendado para: 1ª à 4ª séries
Recomendado para: 1ª à 4ª séries
GRANDE ABRAÇO
Coloque uma música de fundo e peça para que os alunos andem aleatoriamente.
Sem seguida peça para que formem duplas e após pedir para que se abracem. Devem voltar a caminhar só que agora em duplas. Como próximo comando pedir para que as duplas se abracem formando grupos de quatro integrantes e assim sucessivamente até formar um grande abraço com toda a turma.
BRINCADEIRA DAS BEXIGAS
(Para
animar os alunos e também para transmitir a eles a importância do trabalho em
grupo)
Leve um
rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que
eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a
cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.
Quando
todos já tiverem enchido explique que terão que ficar jogando as bexigas para
cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no
chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira.
Os alunos que ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo
mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.
No início
será fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros
vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número
maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno
sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.
Pergunte a
eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe
dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi
ficando cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que
você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo
também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da
execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem
executando o mesmo.
A CAIXA MÁGICA
Definição:
Trata-se de ir tirando diversas coisas de uma caixa, de forma imaginária.
Objetivos:
Estimular a imaginação e a capacidade gestual.
Consignas
de partida: De uma caixa mágica nós podemos tirar qualquer coisa.
Desenvolvimento:
As pessoas
ficam ajoelhadas e colocam o rosto entre as pernas. O animador diz: “se abre a
caixa e dela saem”... (por exemplo: motos). Todos os participantes imitam o
objeto mencionado e faz o som e gestos correspondentes. Quando se diz:
"fecha a caixa", todos voltam à posição inicial. A caixa abre de novo
e sairá outros objetos: cachorro, borboletas, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário